Doação de Alimentos

1. IDENTIFICAÇÃO

PROJETO: Arrecadação de alimentos “ Kilo de Esperança”

Ação entre amigos da Cidade de Ponta Grossa, Paraná.

ELABORAÇÃO: Diretoria Executiva da Associação de Moradores Santa Maria - Amosam.

PÚBLICO ALVO: Moradores da Região do Bairro Colônia Dona Luiza, Oficinas e Cará-Cará

2. APRESENTAÇÃO

O Projeto é um trabalho desenvolvido pela comunidade tendo à frente a Associação de Moradores Santa Maria- Amosam “#PelaQualidadedeVidaNosBairros”, visando despertar em todos atitudes e sentimentos de solidariedade. É através do gesto da doação que aos poucos irão perceber a importância de se dividir o pouco que se tem com quem tem menos ainda.

O projeto inicia-se na em grupos de Whattsap, com a participação de toda a comunidade, moradores entram em contato solicitando ajuda a alguém, fazemos uma avaliação sobre as reais necessidades da família a ser ajudada, com isso elaboramos uma lista de itens. Seu intuito é propor aos moradores que façam a doação de alimentos não perecíveis e perecíveis, estipulando um prazo de (7) dias. Virtudes como o amor, a solidariedade e tantas outras são temas para reflexão e discussão em sociedade. Sabemos que o mundo de forma geral e principalmente a mídia trabalha valores diferentes daqueles que sabemos serem importantes para o desenvolvimento de uma sociedade justa, portanto o projeto vem de encontro ao nosso anseio de incutir esses valores que tantas vezes são falhos na humanidade de forma geral. Nosso foco maior é trabalhar a solidariedade, dessa forma ajudando as pessoas que tanto necessitam.

No encerramento do projeto, os alimentos arrecadados são doados para a família solicitada.

3. JUSTIFICATIVA

Ponta Grossa como outra cidade qualquer apresenta muitos problemas de ordem social. Bairros desestruturados em que famílias encontram-se em situações financeiras precárias, onde a falta de emprego é o fator principal para o crescimento do afavelamento e da miséria. Pais que em busca do provento de seus rebentos, lançam-se a procura através de meios, muitas vezes, indignos ao ser humano de suprir a necessidade de sobrevivência da família.

A sociedade precisa mobilizar-se em ajudar a essas famílias carentes esquecidas pelos governantes, lembrando que são nossos irmãos e que se os grandes senhores detentores do poder pouco fazem para amenizar essa situação, que embora não nos traga sinais aparentes, devora famílias inteiras, tragando sua dignidade e também seu amor próprio. Pensando nesse suplício, do qual qualquer um pode fazer parte, a Associação de Moradores Santa Maria ”#PelaQualidadeDeVidaNosBairros” resolveu empenhar-se em um projeto visando infundir em nossa comunidade o espírito de fraternidade desenvolvendo uma campanha de arrecadação de alimento.

É sabido que uma mera campanha social não resolverá o problema, mas o nosso objetivo vai além de apenas distribuir alimentos, mas mostrar a comunidade e até mesmo aos governantes que há solução para o problema, basta que sejamos unidos e que não pensemos só em nós.

“Uma casa não é construída por uma única peça maciça, mas de tijolos que são postos um a um. Uma cesta de alimentos não resolve o problema, mas anuncia que ainda há pessoas humanas interessadas em ajudar”.

4. OBJETIVO

* Propiciar aos moradores uma maior compreensão do que é solidariedade, despertando neles atitudes solidárias e de humildade;

* Desenvolver o senso de partilha, despertando a percepção em relação ao contexto social no qual estamos inseridos.

* Contribuir para que o morador possa perceber que as mudanças necessárias para esse enredo, devem partir de cada um de nós, proporcionando momentos de reflexão.

* Vivenciar virtudes tão necessárias para um bom convívio em sociedade e que muitas vezes acabam por se perder no caminho da evolução.

5. DESENVOLVIMENTO

O projeto de doação de alimento é um trabalho de cunho social realizado nesta comunidade que envolve moradores das vilas: Santa Maria, Santa Marta, jardim Santa Clara, Jardim Dona Luiza, Ouro Verde, D.E.R, Maria Otília, Vila Sabina, Colinas Verdes, Porto Seguro, Chácara Santa Tereza, contando ainda com a participação de empresários, empenhados em fazer, espontaneamente, doações de alimentos para pessoas carentes. Na abertura dessa campanha, moradores trazem suas doações e num período de aproximadamente sete dias, os envolvidos num espírito de partilha também fazem suas doações.

O encerramento da campanha será realizado sempre no sétimo dia da semana que, havendo a participação de toda a comunidade.

O repasse dos alimentos arrecadados durante a campanha é feito a família indicada.

A Associação de Moradores organiza-se de forma a propiciar um ambiente agradável a todos, onde os participantes congratulam-se num espírito de confraternização.
A ação visa arrecadar material de construção, produtos de higiene e limpeza, remédios, material hospitalar, brinquedos, material escolar, roupas (em condição de uso) e alimentos (não perecíveis e perecíveis), desenvolvida em etapas: arrecadação, distribuição e divulgação nas redes sociais.

Envie uma Mensagem

Um email será enviado para o proprietário